Olam Food Ingredients investirá mais de R$ 1 bilhão em fábrica de café solúvel em Linhares

No dia 9 de maio, a Olam Food Ingredients (Ofi), subsidiária do Grupo Olam de Singapura, inaugurará sua moderna fábrica de café solúvel no distrito de Bebedouro, em Linhares. Com um investimento superior a R$ 1 bilhão, a unidade é considerada uma das maiores e mais avançadas do mundo, gerando mais de 300 empregos diretos. A confirmação do evento foi feita pelo governador Renato Casagrande.

A fábrica, que está em obras desde 2021, já iniciou a produção comercial e começou a exportar seus produtos no segundo semestre do ano passado. Com a inauguração, o Norte do Espírito Santo se consolida como um dos principais polos de produção e beneficiamento de café do mundo, especialmente do café conilon, cuja produção brasileira é responsável por cerca de 70% do total nacional, segundo apenas ao Vietnã.

Nos últimos anos, a região tem atraído um movimento significativo de instalação de agroindústrias voltadas para a produção de café solúvel, com foco nas exportações. A Café Cacique, por exemplo, inaugurou sua usina em Linhares em 2021, e em março do ano passado, foi adquirida pela gigante francesa Louis Dreyfus. Essas movimentações refletem o interesse de grandes empresas do agronegócio na produção de café conilon e na crescente infraestrutura logística do Estado.