Onça-parda é atropelada e encontrada morta em Aracruz; animal será submetido a necropsia na UVV

Uma onça-parda foi atropelada e encontrada morta na manhã desta quarta-feira (27), na Vila do Riacho, distrito de Aracruz. Não há detalhes sobre as circunstâncias do atropelamento ou a identidade do responsável.

A Prefeitura de Aracruz informou que tomou conhecimento do ocorrido e enviou uma equipe técnica para recolher o animal, que será encaminhado à Universidade de Vila Velha (UVV).

De acordo com Ana Carolina Srbek de Araujo, bióloga e coordenadora do Projeto Felinos da UVV, o animal passará por uma necropsia para avaliar sua saúde, verificar a presença de doenças, parasitas ou quaisquer alterações em seu corpo.

Essas informações são fundamentais para os pesquisadores monitorarem o estado das populações de animais silvestres. Amostras também serão coletadas para exames genéticos, que serão enviadas ao Banco Nacional do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além de pelos para estudos ecológicos.

Caso encontre um animal silvestre morto, evite tocá-lo ou ter contato direto. Isole a área e entre em contato com a Vigilância Ambiental, Corpo de Bombeiros (193), Polícia Ambiental ou a Prefeitura local.