O Centro de Hemodiálise de Aracruz realizou, nesta terça-feira (05), a formatura do primeiro paciente em um curso profissionalizante, realizado durante suas sessões de hemodiálise.
O paciente Dinnay Marwony de Souza Santana, 42 anos, paciente da clínica concluiu com sucesso o curso de Refrigeração Comercial e Industrial, oferecido pelo Centro Técnico Ciclos, em parceria com o Hospital São Camilo e a Prefeitura Municipal de Aracruz. Através dessa parceria os pacientes agora têm a oportunidade de se especializar e ampliar suas possibilidades no mercado de trabalho.
O curso de Refrigeração Comercial e Industrial, oferecido pela Escola Ciclos é reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Ao concluir este curso, Dinnay não só adquiriu habilidades valiosas, mas também inspirou outros pacientes que enfrentam circunstâncias semelhantes a buscar novas oportunidades educacionais e profissionais.
“Este projeto chegou até nós como uma oportunidade de transformar o tempo que ficávamos ociosos aqui em algo produtivo. Eu caí de cabeça e espero que outros pacientes possam abraçar a ideia também. E a melhor forma de fazermos isso é estudando. Sou muito grato a todos que estão à frente deste projeto e já estou ansioso para colocar em prática as habilidades que adquiri neste e nos próximos cursos que farei”., disse Dinnay sobre a oportunidade.
O representante da Clínica de Hemodiálise de Aracruz, Dr. Leandro Spadette, expressou sua admiração pela determinação e pela conquista de Dinnay, ressaltando que isso não apenas enriquece a vida do paciente, como também destaca a importância de adaptar oportunidades de aprendizado para atender às necessidades específicas dos pacientes em hemodiálise.
A diretora do Hospital São Camilo, Nina Mori, expressou seu apoio a iniciativa e destacou a inovação do projeto. “Parabenizo, hoje, o Dinnay por esta conquista e ressalto a importância vital de projetos como este. Oferecer educação durante as sessões de hemodiálise não só enriquece as vidas dos pacientes, como também mostra o nosso compromisso em oferecer uma saúde de qualidade, em todos os âmbitos do tratamento”.
Rosiane Scarpati, secretária Municipal de Saúde de Aracruz, lembrou ainda a significância nacional do projeto. “É a primeira vez que vejo um paciente se formar em uma clínica de Hemodiálise. É o primeiro de Aracruz e, provavelmente, do Brasil. Este feito é verdadeiramente diferenciado para pacientes com doenças renais crônicas e representa um marco importante na história da saúde de Aracruz e de todo o país”.
Abner Leite Nogueira, diretor do Centro Técnico Ciclos, enfatizou que é uma honra poder oferecer essas oportunidades aos pacientes da Clínica de Hemodiálise de Aracruz e o compromisso contínuo da escola em fornecer educação de qualidade e acessível para todos.
Projeto Diálise Em Ação
O “Diálise em Ação” é um projeto do Centro de Hemodiálise de Aracruz, que está inovando a forma como os pacientes em hemodiálise encaram suas sessões de tratamento.
Ofertado pelo Centro Técnico Ciclos, em parceria com o Hospital São Camilo e a Prefeitura Municipal de Aracruz, o programa oferece mais de 50 cursos profissionalizantes gratuitos para os pacientes, enquanto realizam as sessões de hemodiálise.
A iniciativa surgiu, a partir de uma solicitação dos pacientes, que sentiram a necessidade de otimizar ao máximo o tempo durante as sessões, transformando um período que antes poderia ser considerado ocioso em uma oportunidade valiosa de aprendizado e crescimento pessoal.
O Centro Técnico Ciclos, conhecido por sua excelência na oferta de cursos profissionalizantes, se uniu ao Hospital São Camilo e à Prefeitura para tornar este projeto uma realidade.