O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) realizou, entre os dias 3 e 11 de novembro, a pesquisa de preços para a Black Friday. Ao todo, mais de 40 produtos foram analisados em diferentes lojas físicas e plataformas on-line.
Os resultados revelam oscilações expressivas, com variações que chegaram a 492% entre um estabelecimento e outro.
Com a proximidade da Black Friday, o Procon-ES reforça a necessidade de atenção redobrada para evitar falsas promoções, práticas enganosas e gastos acima do planejado.
A pesquisa é realizada anualmente justamente para orientar os consumidores capixabas e facilitar a identificação das melhores oportunidades de compra. Monitorar alguns valores antes de sair às compras é a primeira dica para encontrar melhores oportunidades de promoções, visto que em datas comemorativas ou promocionais os preços oscilam expressivamente.
Entre os maiores destaques, a Bicicleta aro 29 KRW Alumínio 24 Vel Marchas Freio a Disco Suspensão Dianteira Mountain Bike X32 apresentou uma diferença de 492% no preço entre lojas distintas.
Já o Modelador de Cachos GAMA Ceramic Nano T – Tourmaline New 25mm Automático, por exemplo, foi encontrado por R$ 125,13 em um estabelecimento e R$ 629,10 em outro, uma variação de 403%. Outro produto que chamou atenção foi a Câmera Digital 4K com Zoom 16x, cuja diferença chegou a 225%.
A pesquisa também aponta variações significativas entre os preços originais e promocionais anunciados para a Black Friday. O Carrinho de Passeio Flick Multikids, por exemplo, variou 101% entre o valor original e o valor promocional.
Já o Carrinho de Bebê Cosco Toffy Preto apresentou oscilação mais discreta, de 13%. Essa discrepância reforça a importância de acompanhar o histórico de preços antes da data, já que as ofertas nem sempre representam reduções reais.
Diante dos resultados da pesquisa, a diretora-geral do Procon-ES, Letícia Coelho Nogueira, destaca a necessidade de o consumidor estar atento nesse período de intenso fluxo no comércio.
“Mais do que aproveitar descontos, a Black Friday deve ser um momento de consumo consciente. A pesquisa mostra que informação é a melhor ferramenta para o consumidor. Quando ele compara preços e planeja suas compras, transforma o impulso em decisão consciente”, destacou.
Confira as maiores variações de preços em cada categoria
– Panela de Arroz: 164%
– Air Fryer: 101%
– Aspirador de pó: 140%
– Geladeira: 134%
– Fogão: 42%
– Cooktop: 82%
– Smartphone: 103%
– Guarda-roupas: 39%
– Caixa de som: 38%
– Perfumes importados: 180%
– Bicicleta: 492%
– Patinete Elétrico: 50%
– Cama de casal: 42%
– Bicicleta elétrica: 45%
– Jogos de panela: 34%
– Vídeo game: 200%
– Secador de cabelo: 132%
– Carrinho de bebê: 59%
– Sofá: 31%
– Smartwatch: 93%
– Assistente virtual: 33%
– Ventilador: 53%
– Babyliss: 403%
– Micro-ondas: 50%
– Armário de cozinha: 50%
– Ar condicionado: 34%
– Máquina de lavar: 24%
– Batedeira: 105%
– Fritadeira: 136%
– Notebook: 39%
– Liquidificador: 46%
– Forno elétrico: 69%
– Prancha de cabelo: 183%
– Purificador de água: 62%
– Lavadora de roupas: 113%
– Churrasqueira elétrica: 76%
– Mesa de jantar: 28%
– Sanduicheira: 31%
– Mixer: 41%
– Câmera de segurança: 297%
– Câmera de fotográfica: 225%
– Fone de ouvido: 94%




