A Petrobras projeta um aumento de até 40% na produção de óleo e gás no Espírito Santo em 2025, em comparação com os 161 mil barris por dia extraídos no final de 2023. A meta ambiciosa se baseia na chegada da FPSO Maria Quitéria, com capacidade para 150 mil barris por dia, e na interligação de novos campos às plataformas P-57 e P-58.
“Esperamos um 2025 promissor no Espírito Santo”, disse Eduarda Lacerda, gerente da Petrobras no estado, na abertura da Vitória PetroShow 2024. “A Maria Quitéria entrará em operação no primeiro semestre de 2025, e as interligações de novos campos podem elevar a produção em até 20 mil barris por dia cada”, completou.
O Campo de Jubarte, no Parque das Baleias, é a grande aposta da Petrobras no estado. As plataformas P-57 e P-58 já operam no local, e a Maria Quitéria também se instalará lá. A empresa avalia a viabilidade de instalar mais uma FPSO no Campo de Jubarte.
O aumento de 40% na produção representaria 64,5 mil barris por dia a mais, gerando um impacto positivo de R$ 29,028 milhões por dia na economia capixaba, considerando o preço atual do barril de petróleo. A alta na produção também resultaria em aumento na arrecadação de impostos, royalties e participações especiais.