PF deflagra operação “Anzol Quebrado” e investiga subtração de dinheiro em caixas eletrônicos no Norte do ES

Mandados de busca cumpridos no Ceará fazem parte da investigação da Polícia Federal em São Mateus que apura furtos a caixas da Caixa Econômica Federal em Ecoporanga, Pinheiros e Montanha.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (3), a operação batizada como “Anzol Quebrado”, com o objetivo de desarticular um esquema de furtos a caixas eletrônicos no Norte do Espírito Santo.

A ação incluiu o cumprimento de três mandados de busca e apreensão em Crateús (CE), com apoio da Superintendência Regional da PF no Ceará — um indicativo de que os supostos envolvidos poderiam estar fora do Estado.

As investigações são conduzidas pela unidade da PF em São Mateus e visam apurar a subtração de envelopes contendo dinheiro de caixas eletrônicos da Caixa Econômica nas cidades de Ecoporanga, Pinheiros e Montanha — crimes registrados em 2025.

Em nota, a PF informou que, durante as buscas, foram colhidas provas que apontam indícios de autoria e materialidade do furto qualificado. Os suspeitos identificados podem responder por crime previsto no art. 155, § 4º, incisos II e IV, do Código Penal, com pena máxima de até oito anos de reclusão, além de multa.

As autoridades afirmam que a operação representa um esforço coordenado entre Estados para combater crimes financeiros e ressaltar que investigações continuam em andamento — com possibilidade de novas prisões.