O Espírito Santo iniciou o segundo semestre de 2024 com indicadores econômicos robustos. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Produto Interno Bruto (PIB) estadual cresceu 2,8% no segundo trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado. Essa performance, somada ao crescimento de 3,5% registrado no primeiro trimestre, resultou em uma expansão acumulada de 3,1% no primeiro semestre, superando a média nacional.
A expansão da economia capixaba foi impulsionada, principalmente, pelo setor de serviços, que registrou um crescimento de 4,5%. A indústria geral e o comércio varejista ampliado também contribuíram para o resultado positivo, com expansões de 1,3% e 0,7%, respectivamente.
“O Espírito Santo finalizou o primeiro semestre de 2024 com crescimento na economia acima da média nacional, tanto no primeiro quanto no segundo trimestre, e de maneira acumulada. Isso é resultado do ambiente econômico, com contas públicas equilibradas e a realização do maior investimento em politicas publicas de desenvolvimento econômico. Estamos vendo recorde na geração de emprego e renda no Espírito Santo, que se caracteriza como porto seguro para atração de investimento na região Sudeste e no Brasil”, afirma Pablo Lira, diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).
Apesar do crescimento, o segundo trimestre apresentou uma leve desaceleração em relação ao primeiro. Essa tendência, no entanto, não compromete o otimismo em relação ao futuro da economia capixaba. A expectativa é que o Espírito Santo continue a atrair investimentos e gerar empregos nos próximos meses.