A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Delegacia de Polícia (DP) de Pinheiros, concluiu o inquérito policial que apurou a prática de estelionatos contra aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Uma mulher de 30 anos, que trabalhava em um correspondente bancário do município de Pinheiros, foi indiciada.
Contra a suspeita, foi cumprido um mandado de busca e apreensão expedido pelo Juízo da Comarca de Nova Venécia, na manhã dessa quinta-feira (13), no bairro Vila Verde, em Pinheiros. No local, foram apreendidos aparelhos celulares.
De acordo com o titular da DP de Pinheiros, delegado Gustavo José Carvalho Soares, o modus operandi da investigada consistia em efetuar retiradas em valores superiores aos creditados pelo INSS, utilizando o limite de cheque especial das contas das vítimas e se apropriando da quantia excedente.
“Também foram identificadas transações eletrônicas fraudulentas, uma vez que a indiciada realizou transferências via PIX e compras a débito a partir das contas das vítimas. Foi verificado, inclusive, um registro de PIX diretamente para uma conta de titularidade da própria investigada”, explicou o delegado Gustavo José Carvalho Soares.
Segundo a investigação, ao menos 11 pessoas foram vítimas do golpe, todas idosas, de pouca instrução e, em alguns casos, analfabetas. O valor estimado do prejuízo é de R$ 14 mil. A vulnerabilidade e a confiança dessas pessoas eram exploradas pela suspeita para a realização das transações indevidas.
“O inquérito policial foi concluído com o indiciamento da investigada nas penas do crime de estelionato, sendo encaminhado ao juízo competente para a propositura da ação penal, cumprindo seu propósito de fornecer a justa causa”, afirmou o delegado.




