A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Linhares, concluiu, nesta quinta-feira (14), a investigação de um caso de roubo de veículo, sequestro, cárcere privado e porte ilegal de arma de fogo, que ocorreu no último domingo (10). O suspeito foi detido nessa segunda-feira (11), no município de São Mateus, retornando da Bahia para o Espírito Santo.
De acordo com o chefe da Delegacia Regional de Linhares, delegado Fabrício Lucindo, o suspeito do crime, um homem de 22 anos, inconformado com o término de um relacionamento, roubou um veículo de aplicativo, um Prisma prata, e, portando uma arma de fogo, dirigiu-se à casa da ex-companheira. “Como ele não encontrou a mulher em casa, sequestrou a filha dela, uma adolescente de 16 anos, e fugiu para Teixeira de Freitas, na Bahia, com o objetivo de convencer a ex-companheira a reatar o relacionamento”, explicou o delegado.
Ao tomar conhecimento dos fatos, a Polícia Civil iniciou as investigações para localizar o suspeito, o veículo roubado e a adolescente. “Na manhã seguinte, na segunda-feira (11), o homem decidiu retornar ao Espírito Santo. Durante o trajeto, ao passar por uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em São Mateus, desobedeceu à ordem de parada, iniciando uma fuga em alta velocidade. A Polícia Militar (do Espírito Santo – PMES) em São Mateus deu continuidade à perseguição e o homem desviou para um bairro local, onde foi cercado e preso”, contou o delegado Fabrício Lucindo.
O veículo roubado foi recuperado e a adolescente foi resgatada ilesa e reintegrada pelos policiais civis de Linhares aos familiares. O suspeito foi autuado em flagrante por roubo, porte ilegal de arma de fogo, sequestro e cárcere privado, e foi conduzido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de São Mateus, onde permanece à disposição da Justiça. Em caso de condenação, poderá cumprir pena de até 15 anos de reclusão.
“A ação, fruto da integração entre as forças de segurança — Polícia Civil de Linhares, PM de São Mateus e PRF — garantiu a rápida solução do caso, com a adolescente sendo reintegrada à família e o inquérito encaminhado à Justiça com celeridade”, destacou Lucindo.
O procedimento foi concluído pelo Deic de Linhares e será relatado à Justiça.
Prisão
Na manhã da última segunda-feira (11), policiais militares do 13º Batalhão foram informados que um veículo com restrição de furto/roubo teria sido flagrado pelo cerco eletrônico se deslocando de Pedro Canário e sendo acompanhado por uma viatura, contudo havia perdido o contato visual com o automóvel.
Durante o patrulhamento, pelo bairro Litorâneo, em São Mateus, as equipes do 13º Batalhão da PMES avistaram o veículo e, durante a abordagem, foi identificado o indivíduo que estava conduzindo o carro e uma passageira, menor de idade.
O homem relatou aos militares que no domingo (10), por volta das 20 horas, no município de Linhares, nas proximidades do bairro Aviso, solicitou um veículo de aplicativo e quando o carro chegou, ele deu início ao roubo, rendendo o motorista com uma arma de fogo e subtraindo o automóvel. Posteriormente, o mesmo prosseguiu à residência da ex-companheira para conversar, porém ela não se encontrava em casa. A filha da mulher estava no imóvel e foi obrigada a entrar no carro, que seguiu com destino à Bahia.
Após os fatos, a mulher fez contato telefônico com a filha e com o ex-companheiro, e ele trouxe a menina de volta e disse ter dispensado a arma de fogo no trajeto. O homem foi detido e encaminhado para a 18ª Regional. O carro foi recuperado e guinchado.