Polícia Civil do ES prende foragido, com identidade falsa, por duplo homicídio ocorrido em Linhares em 1994

A Polícia Civil do Espírito Santo, por meio da Superintendência de Polícia Norte, Delegacia Regional de Linhares e Serviço de Inteligência, anunciou a prisão de um homem, de 59 anos, condenado a mais de 46 anos de prisão pelos homicídios ocorridos em 1994 na região de Linhares. Ele, que tinha mandado de prisão em aberto, foi reconhecido após investigação que constatou sua identidade falsa no estado de Goiás, onde vivia sob outro nome, documento adulterado com uma certidão de nascimento falsificada do Maranhão.

Segundo as investigações, o preso esteve envolvido em um duplo homicídio e uma tentativa de homicídio na noite de 21 de setembro de 1994, após uma confusão em um bar. Ele e o proprietário do estabelecimento, armados, montaram uma emboscada para atacar três frequentadores do bar. Os crimes resultaram na morte de Zenildo dos Santos e Santiago Martins, além de ferimentos em outra vítima, que conseguiu escapar. O preso foi condenado pelos crimes, mas fugiu do Espírito Santo no início dos anos 2000.

Durante anos, ele manteve uma vida clandestina em Goiás, utilizando documentos falsificados e uma identidade falsa. Sua prisão foi possível graças ao trabalho conjunto da Polícia Científica do Espírito Santo e das forças policiais de Goiás, que compararam registros de identidade e descobriram a fraude. Ao ser localizado e preso pelos policiais civis de Goiás, Jonas confessou o uso de documentos falsos há décadas e foi encaminhado ao sistema prisional de Goiás, à disposição da Justiça de Linhares.