Policiais federais prenderam, neste domingo (16), em Aracruz, um empresário foragido que foi alvo da Operação Masqué III, realizada na última semana.
No dia da operação, segundo a PF, os policiais tentaram cumprir um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª. Vara Criminal Federal de Vitória, mas ele não foi encontrado em casa. Desde então, os policiais tentavam localiza-lo. O nome do empresário não foi divulgado.
A terceira fase da Operação Masqué, que teve duas fases anteriores deflagradas em 2019 e 2021, teve o objetivo de cumprir dois mandados de prisão preventiva na Grande Vitória, mas apenas um dos investigados foi preso no dia.
Naquele mesmo dia, a Polícia Federal contou com o apoio de uma equipe da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) para a colocação de tornozeleira eletrônica em um terceiro investigado.
Segundo a PF, a investigação apurou a existência de uma organização criminosa que praticava lavagem de capitais a partir da compra de imóveis, embarcações e veículos em nome de terceiros e evasão de divisas.
A operação
Na primeira fase da operação, ocorrida em 2019, a Justiça decretou o sequestro de dezenas de imóveis que pertenciam aos envolvidos, totalizando cerca de R$ 40 milhões.
Nesta primeira etapa, a investigação apurou um esquema de evasão de divisas com a utilização de empresas que falsificavam e até mesmo repetiam documentos para enviar dinheiro para outros países.
Já na segunda fase da Operação Masqué, em 2021, a PF investigou o crime de lavagem de dinheiro por parte desse mesmo grupo. Além dos bens adquiridos para encobrir o dinheiro ilegal, a organização também fazia empréstimos fora do mercado formal de crédito.
Fonte: G1