A Portocel, operadora portuária e de terminais, recebeu no domingo (04/08) a primeira carga no terminal da Suzano (T32), em Santos (SP). Foram 60 vagões que chegaram por meio da ferrovia que corta o terminal.
A empresa, que mantém um porto em Aracruz, considerado um dos mais eficientes do mundo e com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano de diferentes produtos – incluindo celulose, rochas, produtos siderúrgicos, cargas de projeto e veículos – realizou seu primeiro recebimento desde que começou a operar o T32 em Santos, em junho deste ano, primeira unidade da empresa fora do estado capixaba.
A Portocel, que conta com mais de 300 colaboradores diretos na sua unidade em Aracruz, contratou recentemente 50 trabalhadores em Santos, para apoiar suas operações na cidade. Com a expansão para Santos, a empresa abre portas para a ampliação de suas atividades.
O T32 acaba de passar por uma reforma que ampliou sua capacidade de armazenagem em cerca de 7 mil m² e adicionou mais quatro linhas à sua malha ferroviária. Com dois pórticos para descarregamento, a estrutura tem capacidade para 44 vagões com descargas simultâneas.
Sobre Portocel
Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado.
Localizado no município de Aracruz, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32.
A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.