Portocel está cada vez mais expandindo o modelo de embarque e desembarque de diferentes cargas, fortalecendo-se assim como um porto de negócios, com completa infraestrutura e expertise em operação portuária e soluções integradas e eficientes adequadas às necessidades de cada cliente.
Exemplo disso foi o embarque de seis carreteis – equipamentos utilizados para transporte, lançamento e recolhimento de tubos flexíveis – para o processo de extração de petróleo. Cada carretel tem 12 metros de altura e 5,4 metros de largura, pesando em média 50 toneladas cada uma, cuja movimentação requer habilidade.
Os carreteis foram fabricados na base da empresa BNG Metalmecânica, localizada no município da Serra (ES), e transportados via terrestre para a base localizada no Terminal Portocel para posterior embarque. Há cerca de 5 meses, Portocel e BNG firmaram um acordo de parceria para uso de uma área dedicada dentro do terminal para estas atividades de apoio offshore.
O embarque dos carreteis foi feito em balsas com destino à empresa Technip, em Vitória (ES). O manuseio das peças demandou uma operação especial de elevada complexidade, dadas as dimensões de cada peça, exigindo apuro técnico das equipes envolvidas.
Sobre Portocel
Com capacidade para embarcar 7,5 milhões de toneladas/ano, Portocel é reconhecido por sua eficiência operacional, dispondo de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, cargas gerais, projetos, granéis e operações de óleo e gás.
Com localização privilegiada no município de Aracruz (ES), o terminal está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. O porto é controlado por dois grandes players do setor de celulose e papel: a Suzano e a Cenibra e segue perseguindo oportunidades que confirmem a sua trajetória como um grande porto de negócios.