O prazo para eleitores regularizarem o título se encerra na próxima quarta-feira, dia 8 de maio. Quem vai votar pela primeira vez também precisa requerer o documento até essa data, diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para registro da biometria. Após esse prazo, aqueles que ainda tiverem pendências com a Justiça Eleitoral não poderão participar das eleições deste ano.
Para atender quem deixou para resolver a situação eleitoral na última hora, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) estendeu o horário de atendimento em todos os cartórios eleitorais do Estado, que estarão abertos das 9h às 18h até a próxima quarta-feira (8). Essa medida visa facilitar o acesso dos eleitores aos serviços eleitorais e garantir que todos estejam aptos a exercer o direito ao voto.
Além disso, é importante ressaltar que, devido à situação de calamidade pública decretada pelo governo gaúcho, o fechamento do cadastro eleitoral no Rio Grande do Sul será prorrogado por 15 dias. Isso ocorre em apoio à população gaúcha afetada pelas fortes chuvas dos últimos dias, garantindo que todos os eleitores tenham a oportunidade de regularizar sua situação e participar das eleições.