Em uma blitz realizada na BR-101, no km 345, em Guarapari, uma equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou um caminhoneiro dirigindo sob efeito de rebite, uma droga derivada da anfetamina conhecida por manter o condutor acordado por longos períodos. O homem, que não teve sua identidade revelada, dirigia um caminhão Scania P360 B8X2 transportando 31 toneladas de rocha ornamental e já estava na estrada há 40 horas sem o descanso obrigatório.
Durante a abordagem, os policiais encontraram no painel do veículo uma cartela com 13 comprimidos da droga. O caminhoneiro confessou o uso do rebite para prolongar o tempo de direção e aumentar sua renda com fretes. Segundo ele, a droga foi comprada por R$ 30 em um posto de combustível em Arizona, no Pernambuco.
O uso do rebite é extremamente perigoso, pois após algumas horas sem dormir, a droga pode causar perda da noção da realidade, paranoia, síndrome de perseguição e outros problemas que colocam em risco a vida do condutor e de todos os usuários da rodovia. Diante da situação, o caminhoneiro e a droga apreendida foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Judiciária (DPJ) de Guarapari.