A produção de ovos no Espírito Santo cresceu 4,6% em 2023, atingindo 4,55 bilhões de unidades. O aumento foi impulsionado pela recuperação dos preços de venda, que compensaram parcialmente a alta nos custos de produção.
A cidade de Santa Maria de Jetibá continua sendo a maior produtora de ovos do Brasil, com 92% da produção capixaba. O estado é o terceiro maior produtor de ovos do país, com 9% do total produzido no Brasil.
A produção de frango de corte, por outro lado, recuou 10% no estado em 2023, para 10,5 mil toneladas. O principal fator para a queda foi a alta nos custos de produção, que não foram compensados pela recuperação dos preços de venda.
O setor avícola capixaba está em alerta em relação à alta nos custos de insumos, que pode impactar a produção. Além disso, a influenza aviária é outra preocupação do setor, que está intensificando as medidas de biosseguridade para evitar a disseminação da doença. O governo do Espírito Santo prorrogou por seis meses o decreto que estabelece o Estado de Emergência Zoossanitária. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado da última quarta-feira (24).
Para 2024, a expectativa é de crescimento no setor de ovos, com uma perspectiva de aumento de 6% na produção nacional. Já a produção de frango de corte deve permanecer estável, com um crescimento de apenas 2%.