Programa Pé-de-Meia inicia pagamentos para estudantes do ensino médio

O Ministério da Educação (MEC) inicia, nesta segunda-feira (25/11) e segue até a próxima segunda (02/12), o pagamento das parcelas do programa Pé-de-Meia para estudantes do ensino médio da rede pública. A iniciativa, que funciona como uma poupança, visa estimular a permanência e a conclusão dos estudos, combatendo a evasão escolar.

Alunos do ensino médio regular e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) que atendem aos critérios estabelecidos pelo governo federal, como a frequência mínima de 80% nas aulas, têm direito ao benefício. Os valores são depositados em contas poupança da Caixa Econômica Federal (CEF) e podem ser consultados e movimentados pelo aplicativo Caixa Tem.

O calendário de pagamentos varia de acordo com o mês de nascimento do estudante e pode ser consultado no aplicativo Jornada do Estudante, disponibilizado pelo MEC. É importante ressaltar que os jovens e adultos que ingressaram no programa a partir de setembro não receberão retroativamente as parcelas já pagas.

Para ter direito ao benefício, o estudante deve estar matriculado no ensino médio, ser membro de uma família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar per capita de até meio salário mínimo. Mais informações sobre as regras do programa e o acompanhamento dos pagamentos podem ser encontradas no aplicativo Jornada do Estudante.