Mais de 100 bolsas de sangue foram arrecadadas durante um evento realizado pelo projeto “Coleta Externa”, do Hemocentro Regional de São Mateus. A coleta aconteceu durante o “Dia de Cooperar”, no município de São Gabriel da Palha, no último dia 16 de setembro, por solicitação da cooperativa de crédito Sicoob.
Além das 101 bolsas de sangue de todos os fatores sanguíneos arrecadadas, o Hemocentro Regional de São Mateus também realizou 31 novos cadastros de possíveis doadores de medula óssea. A ação do Hemocentro no evento já acontece há vários anos e também contou com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da ONG “Voluntários do Bem”.
De acordo com a administração do Hemocentro Regional de São Mateus, o “Coleta Externa” ajuda a suprir a demanda de bolsas de sangue dos hospitais da região. Apenas o Hospital Estadual Roberto Arnizaut Silvares usa, em média, 350 bolsas de sangue por mês.
As ações podem ser solicitadas tanto pelos governos municipais quanto por grupos civis. Para isso, o grupo interessado deve entrar em contato com a unidade e agendar uma data.
Outras ações
Além do evento em São Gabriel da Palha, o Hemocentro Regional de São Mateus realizou no dia 06 de setembro uma ação exclusiva para captação de medula óssea no município de Montanha, resultando no cadastrado de 60 novos doadores.
Para o mês de outubro, estão agendadas ações em Jaguaré e Pedro Canário. Já em novembro, a unidade está organizando uma ação em São Mateus, em comemoração ao Dia do Doador de Sangue, no dia 25. O mês também tem ação marcada para o município de Mucurici.
Coleta externa e doação
A ação de coleta pode ser solicitada por prefeituras, órgãos públicos, ONGs, empresas e grupos civis. Para agendar uma ação de coleta na sua cidade, é necessário ligar no telefone (27) 3636-7920. Para os municípios da região norte, o contato é (27) 99863-9764 ou (27) 3767-7954. A solicitação também pode ser feita de forma on-line, pelo e-mail. Para mais informações.
Desde o mês de agosto, o Hemocentro Regional de São Mateus conta também com uma van que faz a busca de grupos de doadores no município de domicílio. Para solicitar o serviço, é necessário a organização de um grupo com mínimo de 10 e no máximo de 14 pessoas. O agendamento segue o mesmo procedimento que a solicitação do programa “Coleta Externa”.
Além dos projetos, os cidadãos também podem fazer a doação diretamente nos Hemocentros Regionais de São Mateus, Linhares e Colatina, além do Centro Estadual de Hemoterapia e Hematologia Marcos Daniel Santos (Hemoes), em Vitória, e a Unidade de Coleta, na Serra. Para isso, o doador pode agendar pelo site ou pelo aplicativo Gota de Vida, disponível de forma gratuita para celulares e tablets, por meio das lojas App Store e na Google Play.