Projeto que resgata cultura de comunidades de Aracruz conquista Prêmio Farol do Bem

Desenvolvido pela Portocel junto a escolas de Barra do Riacho e de Vila do Riacho, o Projeto Raízes ficou em 1º lugar em premiação promovida pelo Sindifer

O Projeto Raízes, que faz um resgate histórico e cultural das comunidades de Barra do Riacho e de Vila do Riacho, em Aracruz, por meio de fotografias produzidas por alunos de escolas locais, conquistou o 1º lugar no Prêmio Farol do Bem 2024, promovido pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (Sindifer) para valorizar iniciativas sustentáveis.

A conquista foi na categoria Educação e reconhece um projeto que reforça o protagonismo das comunidades no fortalecimento de suas respectivas histórias. O resultado foi anunciado na última semana, em solenidade promovida pelo Sindifer realizada em Vitória.

O Projeto Raízes é uma iniciativa desenvolvida com o apoio da Portocel, por meio do Programa de Educação Ambiental (PEA) da empresa, tendo como propósito contribuir para preservar a cultura local. Contou com a participação de alunos das escolas Caboclo Bernardo, de Barra do Riacho, e Ermentina Leal, de Vila do Riacho, que tiveram oficinas teóricas e práticas de fotografia e vídeo, com orientação de profissionais da TK1 Filmes e da agência de mídia Ueive, que ministraram, respectivamente, aulas de foto e de filmagem com celular.

A organização das oficinas foi conduzida pela empresa Lumiar Ambiental, que atende Portocel nas atividades de sustentabilidade. O aprendizado resultou na produção de fotos e de um videodocumentário retratando as tradições e a cultura das comunidades, com autoria dos próprios alunos.

A iniciativa promovida pela Portocel e reconhecida pelo Prêmio Farol do Bem 2024 busca desenvolver e valorizar a história e a cultura local, apoiando projetos que incentivam os jovens das comunidades vizinhas a serem protagonistas na jornada pela sustentabilidade.

Sobre Portocel

Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado.

Localizado no município de Aracruz, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.