Desenvolver e preservar a cultura local é um dos compromissos da Portocel e o Projeto Raízes, que faz o resgate histórico e cultural das comunidades de Barra do Riacho e de Vila do Riacho, em Aracruz, é um exemplo disso. A Iniciativa, que faz parte das ações de sustentabilidade aplicadas pelo Programa de Educação Ambiental (PEA) da Portocel, acaba de conquistar importante reconhecimento, ficando com o 3º lugar no Prêmio Biguá, promovido pela TV Gazeta Norte.
A conquista foi na categoria Empresas da premiação, cujo anúncio dos resultados foi realizado na noite de quinta-feira (24/10), em Linhares. O prêmio, que reconhece iniciativas que fomentam a sustentabilidade e a economia circular, está em sua quarta edição e teve cerca de 50 trabalhos inscritos.
O Projeto Raízes buscou promover o protagonismo das comunidades. Foi desenvolvido com alunos das escolas EEEFM Caboclo Bernardo, de Barra do Riacho, e EEEFM Ermentina Leal, de Vila do Riacho, que tiveram oficinas teóricas e práticas de fotografia e vídeo, viabilizadas por meio da Portocel.
Na oficina de fotografia, Rogério Sarmenghi, da TK1 Filmes, foi professor voluntário ensinando técnicas de fotos em celular. Na oficina de vídeo, a agência de mídia Ueive ministrou as aulas de filmagem. Toda a organização das oficinas foi conduzida pela empresa Lumiar Ambiental, parceira da Portocel no desenvolvimento de atividades de sustentabilidade.
O aprendizado despertou muitas habilidades entre os participantes e resultou na produção de fotos e de um videodocumentário sobre as tradições e a cultura das comunidades. O resultado do projeto já foi exibido ao público da Portocel e também fará parte de mostras culturais a serem realizadas nas escolas envolvidas no projeto.
Com iniciativas como esta, a Portocel busca contribuir para desenvolver e valorizar a história e a cultura local, apoiando e desenvolvendo projetos que incentivam os jovens das comunidades vizinhas a serem protagonistas na jornada pela sustentabilidade. O Projeto Raízes foi reconhecido em meio a muitos outros que, cada vez mais, estão promovendo a economia circular e a geração de renda entre as comunidades.
Sobre Portocel
Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado.
Localizado no município de Aracruz, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos, como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.