A Cooabriel está realizando o cadastramento das digitais de seus cooperados. O objetivo é oferecer mais segurança e agilidade ao ato de comercialização do café.
Além dos benefícios ao cooperado, a implantação do sistema de biometria trará melhorias nos processos de trabalho dentro da própria cooperativa.
A sede administrativa da Cooabriel, em São Gabriel da Palha, foi escolhida para a primeira fase do projeto. O cadastramento pode ser realizado nos setores de comercialização e de atendimento ao cooperado. O procedimento é feito de forma rápida e prática e, logo após, o cooperado já estará apto a realizar operação de venda usando a biometria.
Nesta primeira fase do projeto, o número de cooperados cadastrados já é superior a seiscentos, tendo sido realizadas cerca de duas mil operações de comercialização através do uso dessa tecnologia.
O superintendente da Cooabriel, Carlos Augusto Pandolfi, fala sobre as motivações para implantação desse projeto: “O avanço da tecnologia é capaz de trazer grandes benefícios, mas também pode ser utilizado em abordagens adversas. Estamos cientes de que pessoas podem realizar tentativas de se beneficiarem de possíveis falhas internas. Ataques ao Sistema Cooabriel são passíveis de acontecerem e temos saído na frente para evitar que obtenham êxito. Isso tem dado resultados. O sistema de biometria assegurará a confirmação da identidade do cooperado, mitigando possíveis falhas. Em um universo de mais de sete mil cooperados isso torna-se fundamental. Nosso maior objetivo é proteger nossos processos e, claro, nossos cooperados, para que possam realizar suas operações com segurança.”
Sobre a implantação dessas novas tecnologias, há novidades também nas vendas realizadas a partir do telefone. O Gerente Corporativo de Tecnologia e Inovação da Cooabriel, Bruno Luis Silva Miranda, dá mais detalhes a esse respeito:
“Dentro do projeto Venda Segura, estamos implantando a biometria para auxiliar na venda presencial. Já para a modalidade de venda por telefone, há o envio de um token e do SMS informe, que serão enviados ao número de telefone do cooperado. A implantação dessa tecnologia vem para apoiar processos e para trazer mais segurança e praticidade, tanto para o cooperado quanto para o colaborador”, explicou.
Na primeira semana de novembro (2022) terá início a segunda fase do projeto, quando o cadastro passará a ser realizado também na Unidade de Nova Venécia. A ideia é que a iniciativa se estenda gradativamente a todas as unidades da cooperativa.
Cabe ressaltar que, além das modalidades de venda presencial e por telefone, é possível realizar a comercialização de café através do Aplicativo Cooabriel, lançado em 2019 e disponível para todos os cooperados através das plataformas Android ou iOS.