A expectativa da Afecapi (Associação da Festa da Cappitella) de público circulante, em torno de 60 mil pessoas, durante os cinco dias da 5ª Festa da Cappitella, em Nova Venécia, dá sinais de que será alcançada, o que deixa alegre os empresários do setor hoteleiro, que registram 100% de ocupação graças ao evento temático.
Não há mais vagas para o período que compreende desde esta quarta-feira (23), até o próximo domingo (27). Em alguns dos hotéis de Nova Venécia as vagas já haviam se esgotado desde o início do mês de agosto.
De acordo com administradores e trabalhadores dos cinco hotéis instalados no município, onde o levantamento foi feito, a alta procura é exclusiva da Cappitella, visto que em finais de semana comuns não são registrados movimentos dessa intensidade. A procura continua e agora quem pretende vir de fora, se não conseguir em casas de parentes e amigos, a única opção é procurar hospedagem em municípios vizinhos.
A informação é confirmada pela gerente do Cidade Hotel Residence, Rosilene Targa Machado. “Temos trabalhado com uma ocupação considerável nos últimos meses e especificamente neste final de semana, até o próximo domingo, estamos com as vagas esgotadas. A Cappitella favorece o comércio local, assim como os hotéis. Certamente, se tivéssemos mais quartos disponíveis, teríamos hóspedes, porque a procura continua. Todos os dias temos recebido telefonemas de clientes à procura de hospedagem e não temos mais quartos disponíveis”, afirma.
Além dos visitantes, pessoas que trabalham na organização e montagem do evento também procuram a rede hoteleira. Há ainda o registro de reservas para visitantes até de outros estados.
Comércio aquecido
De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Nova Venécia, Jadimarcos Gaspar, a movimentação adicional proporcionada pela Cappitella no município aquece a economia local em todos os setores: vestuário, supermercados, restaurantes, entre outros. “É um público muito grande que chega em nosso município e consequentemente isso aquece todo o comércio. Além disso, o próprio clima do evento, que a gente vê nas ruas, favorece para que as pessoas adquiram itens para utilizar durante o evento. No final, todo mundo ganha”, conclui Gaspar.