O Príncipe Charles, hoje Rei Charles III, esteve em Aracruz e plantou uma árvore no ano de 1991. Charles visitou a cadeia produtiva de celulose da empresa Aracruz Celulose, hoje Suzano, e ainda plantou uma muda de pau-brasil no centro de pesquisas da empresa.
Charles assumiu o trono do Reino Unido após a morte da Rainha Elizabeth II, nesta quinta-feira (8).
A passagem de Charles pelo Espírito Santo atendeu a motivos diplomáticos, já que o fundador da companhia de celulose, o empresário norueguês radicado no Brasil Erling Sven Lorentzen, era casado com a princesa Ragnhild da Noruega. Além disso, a empresa tinha, na época, acionistas ligados à British American Tobacco.
O então príncipe chegou a quebrar o protocolo da agenda oficial e visitou a casa de Yara Ikemori, engenheira agrônoma da companhia de celulose. A visita no bairro Coqueiral não pode ser acompanhada pela imprensa e nem Charles nem Yaram comentaram o episódio.
A princesa Daiana, não acompanhou Charles ao Espírito Santo e cumpriu compromissos em São Paulo.
Em novembro de 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-26), o governador do ES, Renato Casagrande, mostrou a Charles uma foto da árvore plantada há 30 anos atrás.
Fonte: G1