O Conselho de Administração da Samarco aprovou, nos últimos dias, um investimento de R$ 13,8 bilhões para a retomada total da capacidade produtiva da empresa. A meta é alcançar 100% das operações até 2028 nas minas de Mariana (MG) e, até 2029, nas usinas de pelotização de Ubu, em Anchieta, no Sul do Espírito Santo.
O anúncio oficial do projeto estava previsto para acontecer nesta quinta-feira (04), em um evento com a presença de autoridades, entre elas o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, que chegou a ser convidado. No entanto, por ajustes na agenda interna, a divulgação foi adiada para o primeiro trimestre de 2026.
O plano de investimentos prevê a reativação das usinas de pelotização 1 e 2, em Ubu, além da modernização do concentrador 1 e a implantação de uma nova planta de filtragem em Minas Gerais. Com as melhorias, a expectativa é atingir uma produção anual de cerca de 26 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro.
Somente nas estruturas localizadas no Espírito Santo, o aporte previsto é de aproximadamente R$ 3,5 bilhões, fortalecendo a economia capixaba e o setor industrial da região.




