A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e o Escritório de Segurança Diplomática (DSS) do Departamento de Estado dos Estados Unidos (EUA) estabeleceram uma parceria estratégica para o combate ao crime organizado. A assinatura do Memorando de Entendimento, realizada nesta quinta-feira (05), na sede da Sesp, marca um avanço na troca de informações de inteligência e treinamentos conjuntos de segurança.
Pela Sesp, participaram o subsecretário de Estado de Inteligência, delegado Romualdo Gianordoli, representando o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, além de servidores da Subsecretaria de Inteligência (SEI) e a chefe de Gabinete do Secretário, Lorena Comper.
Representando o governo norte-americano, compareceram o cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands; a chefe da Seção Política do Consulado-Geral dos EUA, Sofia Khilji, além dos agentes federais Vanessa Neal e Dominick Diggs-Taylor, e o investigador Vinicius Rosa.
O Memorando de Entendimento é um instrumento formal celebrado entre duas ou mais partes, com o objetivo de alinhar expectativas, direitos e deveres, estabelecendo compromissos mútuos previamente acordados de forma verbal.
No caso da parceria entre a Sesp e o Departamento de Estado dos EUA, o documento busca formalizar a troca de informações de inteligência para ações específicas, como monitorar, localizar e deportar indivíduos evadidos, foragidos ou com mandados de prisão em aberto, fortalecendo o combate ao crime organizado em nível transnacional.
Para tanto, as duas partes trocarão informações como forma de colaborar e cooperar com investigações relacionadas ao crime organizado, especialmente em situações envolvendo o uso, produção e distribuição de documentos de viagem e identidades falsos, incluindo vistos e passaportes.
A cooperação também prevê treinamento acerca de suspeita de atividades criminosas. O Consulado-Geral dos EUA no Rio de Janeiro vai promover treinamento e capacitar servidores da Sesp para identificar e processar casos de fraude de documentos.
“O intercâmbio de informações é uma realidade entre as forças de segurança do Espírito Santo e dessas com outras instituições brasileiras. Por meio deste Memorando de Entendimento, estamos ampliando ainda mais as conexões da inteligência capixaba, ultrapassando fronteiras e aliando conhecimento e técnicas com instituições internacionais. Nosso objetivo é ultrapassar barreiras e combater o crime onde quer que ele se esconda”, afirmou o subsecretário de Estado de Inteligência da Sesp, Delegado Romualdo Gianordoli.
O cônsul-geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Ryan Rowlands, destacou a importância do intercâmbio entre as instituições. “Nossa colaboração vai seguir forte e provavelmente viremos aqui mais vezes para integrar os trabalhos. É importante estarmos unidos contra as organizações criminosas e agradeço pelo trabalho feito a cada dia”, afirmou.