SIC 2024 | Cooabriel e Minasul se unem para celebrar a diversidade do café brasileiro

“Juntos, cultivando o melhor do café brasileiro”. Este foi o slogan adotado na união inédita entre as cooperativas Cooabriel e Minasul para a Semana Internacional do Café – SIC 2024, um dos maiores e mais importantes eventos do setor cafeeiro no Brasil e no mundo.

Chegando à sua 12ª edição, o evento tornou-se um ponto de encontro essencial para toda a cadeia do café, reunindo os mais diversos elos, como produtores, pesquisadores, diversos profissionais e indústria do setor, além de atrair compradores internacionais e entusiastas de um bom cafezinho.

Realizada anualmente no Expominas, em Belo Horizonte/MG, a SIC é reconhecida como uma das mais importantes ações de promoção do café brasileiro para o Brasil e para o mundo. É exatamente por esse objetivo que as duas cooperativas se uniram.

A Minasul e o café arábica: com sede em Varginha, sul de Minas Gerais, a instituição comercializa mais de 2 milhões de sacas por ano. Fundada em 1958, é considera a 2° maior cooperativa exportadora de café no Brasil.

A Cooabriel e o café conilon: Fundada em 1963 e com sede em São Gabriel da Palha, noroeste capixaba, a instituição é a maior cooperativa de conilon do país. Em 2023, comercializou mais de 1,7 milhão de sacas.

A parceria entre as duas cooperativas resultou em um blend exclusivo, desenvolvido especialmente para o evento, como forma de destacar a diversidade e a qualidade dos cafés brasileiros.

O presidente da Minasul, José Marcos Rafael Magalhães, revela que vê o trabalho em conjunto como algo promissor. “É uma iniciativa muito importante para nós e também para a Cooabriel, somos grandes parceiros. Nossa coirmã tem muito a contribuir conosco e nós com eles. Vejo um futuro promissor, com as duas cooperativas trabalhando juntas. Nossas áreas de atuação estão longes uma da outra, mas com os cafés agregando e formando um blend, vejo isso com muito bons olhos”, ressalta.

Com a mesma perspectiva, o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello, a união das duas marcas contribui para valorizar o trabalho dos cafeicultores cooperados. “Essa iniciativa, que podemos chamar de intercooperação, traz ganhos para os cooperados. Seja no conilon ou arábica, somos produtores de café e esse trabalho em conjunto vem para valorizar isso. É uma ação inédita, que traz um bônus para o consumidor, porque os cafés que estão sendo apresentados no estande são de excelente qualidade. Acredito que essa parceria tende a se fortalecer”, confirma.

A SIC 2024 tem data entre os dias 20 e 22 de novembro, tendo como tema central discussões sobre como o clima, a ciência e os novos consumidores estão moldando o futuro do café.

Cooabriel, Minasul e Nexer

E como tecnologia é uma peça fundamental da lavoura à xícara, sendo cada vez mais importante em todos os processos, uma terceira marca se juntou às duas cooperativas. Com mais de 14 anos no mercado, a Nexer tornou-se uma parceira estratégica no processo de atualização digital das duas instituições, conduzindo a implantação do ERP Microsoft Dynamics 365 F&O (Finance & Operations), sistema de gestão adotado tanto pela Minasul quanto pela Cooabriel, para modernizar e otimizar operações.