A Suzano, maior produtora de celulose do mundo, anunciou nesta segunda-feira (31) a assinatura de um acordo para adquirir 10% de participação no Porto da Imetame, complexo portuário em desenvolvimento no município de Aracruz, no Espírito Santo.
Segundo fato relevante divulgado pela companhia, a participação será constituída por meio do aporte de terrenos de propriedade da Suzano, localizados estrategicamente para o desenvolvimento do empreendimento. A empresa ressalta que a operação não deverá provocar impactos no desempenho operacional ou econômico de sua Unidade Aracruz, instalada na mesma região.
A previsão é que as operações de carga geral do Porto da Imetame tenham início no começo de 2027. Já o terminal de contêineres, desenvolvido em joint venture com a Hanseatic Global Terminals, divisão da Hapag-Lloyd, tem previsão de começar a operar em meados de 2028.
O terminal deverá contar com calado de 17 metros e terá capacidade futura estimada em 1,2 milhão de TEUs por ano, o que permitirá a movimentação de grandes embarcações e poderá ampliar a competitividade logística do Espírito Santo no comércio exterior.
De acordo com a Suzano, a operação faz parte de uma estratégia de criação de valor no longo prazo, combinando sua experiência no setor de logística portuária com a monetização de ativos fundiários que a companhia possui na região.
A empresa também destacou que a iniciativa fortalece sua parceria com operadores de infraestrutura e contribui para consolidar o novo porto como uma plataforma estratégica para o comércio exterior brasileiro.
A Suzano já possui atuação relevante na infraestrutura portuária de Aracruz. Em conjunto com a Cenibra, a companhia controla o Portocel – Terminal Especializado da Barra do Riacho, também localizado no município.
Espírito Santo amplia investimentos no setor portuário
O novo empreendimento chega em um momento de expansão da infraestrutura portuária capixaba. O Espírito Santo responde pela quarta maior movimentação portuária do Brasil e deverá receber R$ 6,4 bilhões em investimentos até 2031 para a implantação de novos terminais e




