Imagina ter a oportunidade de fazer o bem para a sociedade de dentro do seu trabalho! De acordo com a pesquisa Voluntariado no Brasil, apoiada pela Suzano e realizada pelo Datafolha em parceria com o Instituto para o Desenvolvimento Social (IDIS) e outras empresas, mais da metade dos brasileiros praticam ou já fizeram voluntariado, sendo que 15% desenvolvem atividades solidárias por meio das empresas em que trabalham.
A Suzano é uma dessas empresas que estimula e fortalece a prática do voluntariado entre suas equipes, por meio do Programa Voluntariar que atua há mais de 20 anos, promovendo o exercício da cidadania, incentivando e reconhecendo o protagonismo social nas localidades onde atua, trabalhando pela educação, sustentabilidade, diversidade, equidade e inclusão.
Só no primeiro semestre de 2022, o programa já mobilizou mais de 2.800 pessoas voluntárias– com mais de 7.000 horas voluntárias dedicadas em 44 unidades da empresa, contemplando escritórios administrativos, centros de distribuição, unidades florestais, operacionais e de logística.
Já foram desenvolvidas várias iniciativas impactando positivamente 31 regiões em que a Suzano tem operação. Na Unidade Aracruz, até julho deste ano, 9% dos colaboradores atuaram em ações voluntárias, reforçando o protagonismo social e promovendo a mudança positiva na sociedade.
Entre as ações estão o Formare, Contribuindo para o Futuro, Aprender Pra Quê?, Voluntariar em Ação e ações sociais como o Fundo Juntos Somos Mais e doação de sangue na Campanha Amigos da Vida.
Anderson Garuzzi de Jesus, consultor de manutenção na Unidade Aracruz, é um dos colaboradores voluntários engajados no Programa Voluntariar. Já participou de atividades do Formare e outras. “Iniciei as ações voluntárias por volta de 2006, participei da formação da primeira turma do Formare na Unidade Aracruz. Ser voluntário me ajuda no desenvolvimento pessoal e profissional, pois quando ensinamos, aprendemos. São ações que transformam a vida das pessoas e dão enorme satisfação e alegria para quem doa um pouco do seu tempo”, avalia.
O Auxiliar de Produção na Celulose da Unidade Aracruz, David Deambrosio Recla, teve a oportunidade de viver o outro lado dessa experiência. Foi aluno da primeira turma Formare na Unidade, a iniciativa desenvolvida em parceria com a Fundação Iochpe, tem como objetivo capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho.
Essa formação foi definidora na trajetória profissional e projeto de vida de David. “O Formare me fez evoluir mentalmente, espiritualmente e profissionalmente. Foi por meio dele que consegui o meu primeiro emprego de carteira assinada! É algo que, sem dúvida, mudou e está mudando muito a minha vida. Só tenho a agradecer a tudo que o programa fez por mim e faz pelos jovens”, conta.
No Dia Nacional do Voluntariado, celebrado, neste domingo (28), a Suzano faz um reconhecimento aos(às) voluntários(as) que exercem o protagonismo social e vêm contribuindo para a mudar a vida de pessoas como o David, fortalecendo o direcionador da companhia de que “só é bom para nós se for bom para o mundo”.
Conheça os projetos voluntários da Suzano
Saiba mais sobre a pesquisa de Voluntariado no Brasil
Sobre a Suzano
A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore.
Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel.
Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países.
Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações.