Tudo sobre o avião que caiu em Vinhedo, São Paulo

A Voepass Linhas Aéreas divulgou a lista completa de passageiros e tripulantes que estavam no avião ATR-72-500, que seguia de Cascavel para Guarulhos nesta sexta-feira (9). O voo, com 58 passageiros e quatro tripulantes, caiu em um condomínio no bairro Capela, em Vinhedo, São Paulo, às 13h28. Infelizmente, não houve sobreviventes.

Veja a lista de passageiros:

1. Rosangela Souza20. Mauro Bedin39. Edilson Hobold
2. Eliane Andrade Freire21. Rosangela Maria de Oliveira40. Rafael Fernando dos Santos
3. Luciani Cavalcanti22. Antonio Deoclides Zini Junior41. Lizibba dos Santos
4. Jose Fer23. Kharine Gavlik Pessoa Zini42. Paulo Alves
5. Denilda Acordi24. Mauro Sguarizi43. Pedro Gusson do Nascimento
6. Maria Auxiliadora Vaz de Arruda25. Leonardo Henrique da Silva44. Rosana Santos Xavier
7. Jose Cloves Arruda26. Maria Valdete Bartnik45. Thiago Almeida Paula
8. Nelvio Jose Hubner27. Renato Bartnik46. Adriana Santos
9. Gracinda Marina Castelo da Silva28. Hadassa Maria da Silva47. Deonir Secco
10. Ronaldo Cavaliere29. Raphael Bohne48. Alipio Santos Neto
11. Silvia Cristina Osaki30. Renato Lima49. Raquel Ribeiro Moreira
12. Wlisses Oliveira31. Rafael Alves50. Adriano Dalu Cabueno
13. Hialescapine Fodra32. Lucas Felipe Costa Camargo51. Miguel Arcanjo Rodrigues Junior
14. Daniela Schulz Fodra33. Adrielle Costa52. Diogo Ávila
15. Regiclaudio Freitas34. Laiana Vasatta53. Luciano Trindade Alves
16. Simone Mirian Rizental35. Ana Caroline Redivo54. Isabella Santana Pozzuoli
17. Josgleidys Gonzalez36. Jose Carlos Copetti55. Tiago Azevedo
18. Maria Parra37. Andre Michel56. Mariana Belim
19. Joslan Perez38. Sarah Sella Langer57. Arianne Risso

Dentre as vítimas, estavam 15 médicos que se dirigiam para um congresso de oncologia em São Paulo. O Conselho Federal de Medicina (CFM) manifestou profundo pesar e solidariedade aos familiares das vítimas, destacando que a perda dos médicos deixa a medicina brasileira em luto. Quatro professores e quatro ex-alunas da Unioeste, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, morreram no acidente.

O comandante da aeronave era Danilo Santos Romano, com mais de 10 anos de experiência em aviação. O copiloto Humberto Campos Alencar e Silva, de 61 anos, e as comissárias de bordo Débora Soper Ávila, de 28 anos, e Rúbia Silva de Lima, de 41 anos, também estavam a bordo.

Dez passageiros não conseguiram embarcar no avião. Os passageiros, que perderam a conexão, escaparam da tragédia por não conseguirem embarcar no voo. As informações foram repassadas pelo Aeroporto de Cascavel.

Segundo a FAB, preliminarmente, os pilotos não declararam emergência ou condições ruins de tempo. Oficiais do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já estão de posse das duas caixas-pretas do avião.

O governador Tarcísio de Freitas anunciou no início da noite desta sexta-feira (9) uma operação para garantir o suporte para as famílias das vítimas do acidente ocorrido com aeronave da VoePass Linhas Aéreas, em Vinhedo. Vindo do Espírito Santo, onde participava de reunião do Cosud, Tarcísio chegou ao gabinete de crise montado próximo ao local do desastre e reforçou as medidas que serão tomadas para apoiar os familiares durante a identificação dos corpos.

“Queremos manifestar nossa solidariedade às famílias. Estamos fazendo todo o trabalho de perícia e remoção dos corpos de Vinhedo para o IML Central de São Paulo, onde há mais estrutura para os exames necessários”, afirmou o governador. “O estado vai disponibilizar acomodações para as pessoas e temos o trabalho de assistentes sociais e psicólogos para dar todo o suporte para as famílias. É nosso objetivo no momento”, afirmou Tarcísio. A Defesa Civil do Estado de São Paulo terá uma equipe para apoiar as famílias das vítimas na Capital paulista.

O Estado decretou luto de três dias em homenagem as vítimas. O gabinete de crise tem representantes das forças de segurança e salvamento do Governo de SP e integrantes do Ministério de Portos e Aeroportos, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Governo do Estado do Paraná.

Remoção dos corpos

As equipes das forças de segurança de São Paulo iniciaram no final da tarde os trabalhos de remoção dos corpos. Os três primeiros corpos foram retirados do local do acidente e serão encaminhados para a Capital. Os trabalhos das equipes devem seguir durante toda a madrugada.

O Instituto Médico Legal (IML) Central será fechado para um trabalho exclusivo às vítimas do acidente de Vinhedo. As demais ocorrências da Capital serão distribuídas para outras unidades.

Para auxiliar nas identificações dos corpos, as famílias precisam apresentar na sede do IML Central qualquer exame ou documentação médica que tenham das vítimas. Da Capital, estão sendo enviadas cinco equipes de recolha de corpos.