Veículo parado pela PRF recebe 41 multas de uma vez no ES

Nesta quarta-feira (12), por volta das 10h55, a equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou uma ação de fiscalização na altura do km 241 da BR 101, em Serra. Durante a operação, foi parado um veículo M.BENZ/L 608 D, de cor azul, que transportava diversos produtos perigosos, como a emulsão asfáltica (ONU 3082), óleo diesel (ONU 1202) e gás liquefeito de petróleo (GLP – ONU 1075). A abordagem se deu após a constatação de irregularidades relacionadas ao transporte e segurança do veículo.

Na abordagem, os agentes identificaram que o condutor, além de não possuir o Curso Especializado para o Transporte de Produtos Perigosos (CETPP), desrespeitava normas básicas de sinalização e segurança. A sinalização do veículo estava incompleta e não havia aviso de risco ao meio ambiente, o que poderia comprometer a segurança viária e ambiental. Mais preocupante ainda, o motorista apresentou equipamentos de segurança inadequados, como cones de sinalização danificados, e não possuía itens essenciais como extintor de incêndio, par de calços de roda e ferramentas básicas para situações de emergência.

O estado das embalagens dos produtos perigosos também era alarmante. Os produtos não apresentavam rótulos de risco, número ONU e nome apropriado para embarque. As embalagens estavam deterioradas e contaminadas, resultando em vazamentos que representavam uma séria ameaça ao meio ambiente. Para agravar a situação, o veículo ainda estava sendo utilizado para transportar funcionários em uma cabine suplementar não autorizada, sem disponibilizar cintos de segurança para os ocupantes, o que representava uma grave infração às normas de segurança no trânsito.

Em decorrência das diversas irregularidades constatadas, foram lavrados 31 autos de infração relacionados ao transporte de produtos perigosos e 10 autos de infração de trânsito. A situação foi imediatamente reportada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), e o veículo foi levado para a sede operacional da PRF em Vitória.