O teto do Santuário do Morro da Conceição, no Recife, em Pernambuco, desabou, nesta sexta-feira (30), por volta das 13h30, durante uma distribuição de cestas básicas, deixando dois mortos e 25 feridos.
As vítimas fatais foram identificadas como Maria da Conceição França Pinto, de 68 anos, e Antônio José dos Santos, de 54 anos. Entre os 25 feridos estão uma gestante com 21 semanas de gravidez e uma criança de 4 anos.
Havia entre 60 e 70 pessoas no local quando o acidente aconteceu. Os feridos foram levados para quatro unidades de saúde.
Há seis dias, foi finalizada a instalação das placas solares no teto do santuário. A empresa que instalou as placas solares, a SunBrasil, disse que tinha laudo autorizando obra. Por meio de nota, a empresa manifestou pesar e disse que “está atuando firmemente para esclarecer as circunstâncias e razões do acidente, prestando o máximo de apoio”.
Estiveram no atendimento às vítimas 32 bombeiros e 15 policiais militares, além de equipes do SAMU e da Defesa Civil. A prefeitura do Recife declarou luto de três dias.
O Santuário emitiu nota oficial sobre o acidente. “O Santuário de Nossa Senhora da Conceição se une aos moradores do nosso amado morro neste momento. De imediato, estamos ao lado das vítimas e de seus familiares, nossa prioridade. Equipes de socorro estão presentes numa força-tarefa em atendimento deste trágico acidente. Que as nossas orações sejam elevadas a Deus por intercessão da Imaculada Conceição”, disse a nota.