Vila Valério receberá, nesta quarta-feira (14), uma ação para Enfrentamento à Violência Contra a Mulher realizada pela Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, por meio da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher
A ação contará com a participação de todas as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher do Estado, com integração com a Polícia Militar por meio da Patrulha Maria da Penha, através da Divisão de Direitos Humanos da Diretoria de Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM.
Estas ações para o Enfrentamento à Violência Contra a Mulher ocorrerão em âmbito nacional, durante parte do mês de agosto e setembro, em razão da Operação Nacional Maria da Penha, sendo comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas – SEOPI, e no Estado do Espírito Santo, com coordenação Estadual Operacional da Delegada Chefe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher da Polícia Civil, Dra. Cláudia Dematté.
Aqui no Estado, a ação que ocorrerá no Município de Vila Valério, conta com a Integração e apoio da Prefeitura, e faz parte do Projeto “Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e DEAM’S Itinerante”, sob gerência e coordenação da Delegada Chefe da Divisão, Dra. Cláudia Dematté, com integração com a Polícia Militar por meio da Patrulha Maria da Penha, através da Divisão de Direitos Humanos da Diretoria De Direitos Humanos e Polícia Comunitária da PM, Chefiada pelo Major Rone Frederico Coutinho.
Ação que ocorrerá no Município de Vila Valério ocorrerá de maneira integrada entre a Polícia Civil e Polícia Militar contando com a colaboração entre os órgãos.
A ação contará com o Ônibus da Polícia Civil/Delegacia Móvel, para o atendimento de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, ou Mulheres que foram vítimas de Crimes Contra a Dignidade Sexual.
A Equipe da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher, e suas Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e as Equipes da Polícia Militar por meio da Patrulha Maria da Penha realizarão atendimento à Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, ou Crimes Contra a Dignidade Sexual; bem como irão orientar e dialogar com a população, com mulheres , homens, e alunos das escolas do município, sobre a Lei Maria da Penha e o enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
O objetivo é trabalhar na prevenção da Violência Contra a Mulher; tirar dúvidas sobre a Lei e os tipos de Violência Contra a Mulher; trabalhar na desconstrução da cultura machista ainda existente na sociedade; bem como aproximar a Polícia da População, em ações de Polícia Comunitária e Cidadã.
Essa é mais uma ação da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher e de suas Delegacias Especializadas de Atendimento, e da Coordenação da Patrulha Maria da Penha para o enfrentamento à Violência Contra à Mulher no nosso Estado, que continuarão sempre trabalhando com todo afinco, na repressão e prevenção, para combatermos a Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher no Estado do Espírito Santo.
Dia: 14 de Setembro de 2022.
Local: Praça José Menegueli – Centro
Horário: 09h às 14h.