A Vports, administradora do Porto de Vitória, que completa 118 anos, nesta quinta-feira (28), anunciou o início das obras de modernização da infraestrutura do terminal. O investimento total será de R$ 150 milhões até o final do ano, com o objetivo de aumentar a capacidade de movimentação de cargas e impulsionar o desenvolvimento do porto.
Uma das principais intervenções será a revitalização da estrutura ferroviária em Capuaba, que vai viabilizar a expansão da movimentação de cargas, com ênfase para os fertilizantes e grãos. A previsão é de um incremento de 30% na movimentação até 2028. A estrutura, que data de 1932, é uma ligação estratégica entre os modais e sua revitalização trará maior eficiência e competitividade ao porto.
Ao longo da concessão, a Vports investirá R$ 1 bilhão na modernização e expansão do Porto de Vitória. O objetivo é aumentar o volume de cargas escoado no porto, com projeção de incremento de 2,5 milhões de toneladas, alcançando o patamar de mais de 10 milhões de toneladas em 2028.