Nesta quinta-feira (27), a tão aguardada assinatura da autorização para a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Aracruz pelo vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, traz novas perspectivas para o mercado nacional e internacional.
O governador recebe o vice-presidente no Palácio Anchieta, onde terão uma reunião de trabalho pela manhã. A assinatura ocorrerá durante o evento de Celebração dos 65 do Findes, que será realizado no Ilha Buffet, no Alvares Cabral, em Vitória.
O ZPE tem atraído a atenção de investidores estrangeiros, incluindo a gigante canadense Colliers, cuja CEO no Brasil, Paula Casarini, visitou a região para conhecer o ambicioso empreendimento.
A Imetame, responsável pelo projeto na Barra do Riacho, apresentou sua proposta a Paula Casarini, que se mostrou bastante impressionada com o que viu. O empreendimento inovador unirá um hub portuário à ZPE, destacando-se por sua localização estratégica tanto na geografia brasileira quanto global. Além disso, a região já conta com incentivos tributários, cambiais e de financiamento, graças à Sudene (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste).
A Colliers, uma corporação canadense com atuação em mais de 60 países, é especializada em negociações imobiliárias e busca encontrar áreas para empresas e empresas para áreas. Com quase 20 mil funcionários e ativos de US$ 92 bilhões sob sua gestão, a empresa enxerga um imenso potencial na ZPE de Aracruz para atrair indústrias, empresas de bens de consumo, tecnologia, tradings e diversos outros setores.
Paula Casarini ressaltou que em um mundo globalizado, a ZPE de Aracruz pode servir como uma plataforma mundial de produção. Com a possibilidade de importar peças de várias partes do mundo e montar produtos no local, o projeto pode se tornar altamente atrativo para empresas internacionais que desejam expandir suas operações e acessar o mercado brasileiro e sul-americano.
A visita de Paula Casarini ao Estado do Espírito Santo também incluiu encontros com executivos da Vports e com o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, demonstrando o interesse crescente dos investidores estrangeiros na região.
Essa não é a primeira incursão da Colliers no Espírito Santo. Em 2021, a empresa intermediou a compra do complexo logístico Porto Canoa Log, na Serra, pela Vinci Logística, em um negócio no valor de R$ 286,9 milhões. A CEO destacou o potencial logístico do estado, enfatizando que a ZPE de Aracruz eleva a região a um novo patamar e abre portas para uma série de oportunidades de negócios.
O projeto da ZPE de Aracruz promete impulsionar a economia local e nacional, além de fortalecer os laços comerciais e de investimento entre o Brasil e outros países. Com a participação da Colliers e de outros investidores internacionais, a perspectiva é de um futuro promissor para a região capixaba e para o país como um todo. A expectativa é que o projeto seja não apenas um polo de produção, mas também uma importante plataforma de negócios com alcance global.
Fonte: A Gazeta