A região norte do Espírito Santo vai receber a obra mais importante já realizada na área da saúde pública.
Governador Renato Casagrande lançou, nesta quinta-feira (14), em São Mateus o edital do Complexo de Saúde do Norte. A cerimônia aconteceu na quadra de esportes do 13° Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Boa Vista.
Com investimento de R$ 300 milhões, a unidade vai reunir diversos serviços de saúde, além de um hospital geral com 260 leitos, em substituição ao atual Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS).
O Complexo de Saúde da Região Norte está projetado para ter 32 mil metros quadrados de área construída, abrigando também um novo Centro Regional de Especialidade (CRE), uma nova Farmácia Cidadã Estadual, o novo Hemocentro Regional e a nova sede da Superintendência Regional de Saúde Norte.
O complexo deve ser construído em terreno situado à margem da BR-101, próximo ao Centro de Detenção Provisória de São Mateus.
O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) será o responsável pela licitação, que será em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), e pelo acompanhamento da execução da obra, com previsão de conclusão até o final de 2025.
Centro de Referência das Juventudes
O governador do Estado, Renato Casagrande, inaugurou, nesta quinta-feira (14), o quinto Centro de Referência das Juventudes (CRJ) no Espírito Santo, também no município de São Mateus. Principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, o equipamento é um espaço moderno e acolhedor para jovens de 15 a 24 anos fazerem gratuitamente cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.
O CRJ São Mateus vai oferecer gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, sala de informática, passeios e acompanhamento de equipe interdisciplinar. O espaço está localizado na Avenida Gileno Santos, nº 495, no bairro Ayrton Senna. O imóvel, cedido pela Mitra Arquidiocesana de São Mateus, tem dois pavimentos, com salas multiuso, espaços de dança, laboratório temático de informática e refeitório. Além disso, contará com equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.