Uma das quatro aves achadas debilitadas, com sintomatologia suspeita de influenza aviária (vírus H5N1) no Espírito Santo, foi encontrada em Nova Venécia. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). As outras três aves foram encontradas em Itapemirim, Linhares e Vitória.
Conforme a Pasta, os animais foram sacrificados e amostras foram recolhidas e encaminhadas para análise junto ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA/SP), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). E a previsão é de que o resultado saia no início da próxima semana.
Os animais são todos da espécie trinta-réis de bando. As quatro aves foram encontradas após três dias das confirmações dos primeiros casos de influenza aviária no Espírito Santo — situação inédita no Brasil. Segundo o gerente do Idaf, Raoni Cipriano, as aves foram encontradas com sintomas da doença durante monitoramento das equipes do órgão.
Elas foram achadas vivas por equipes do monitoramento de praias e pela Polícia Ambiental, mas tiveram de ser sacrificadas devido à doença.