Após mais de 12 horas de julgamento no Fórum de Conceição da Barra, nesta quarta-feira (5), o músico Tiago Passos Viana foi condenado a sete anos e seis meses de prisão pelo assassinato do professor de capoeira Cuarassy Medeiros. A vítima foi morta a tiros na noite do dia 18 de dezembro de 2020, dentro de uma pousada na Vila de Itaúnas.
Inicialmente, o caso foi analisado como homicídio qualificado por motivo fútil, mas durante o júri popular essa qualificadora foi retirada e Tiago foi condenado por homicídio simples. Apesar da condenação, ele foi beneficiado pelo direito de recorrer em liberdade por ser réu primário.
A defesa de Tiago se mostrou parcialmente satisfeita com o resultado e acredita que em breve ele poderá progredir para o regime aberto. Já a família de Cuarassy e o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) se mostraram satisfeitos com a condenação, que consideram justa e um passo importante para trazer paz à família da vítima.
O crime
Testemunhas que presenciaram a morte de Cuarassy gravaram um vídeo que mostra a briga que antecedeu o assassinato. Nas imagens, é possível ver a vítima e o autor dos disparos discutindo do lado de fora da pousada. A discussão dura menos de dois minutos e, em determinado momento, Cuarassy parte para cima de Tiago, dando chutes e um soco. Eles correm para dentro da pousada, de onde se ouvem três disparos.
Segundo a Polícia Militar, a briga teria começado porque Tiago teria arrumado confusão dentro da vila e ido falar com Cuarassy que o mataria. A família da vítima, no entanto, contesta essa versão e afirma que Cuarassy estava sendo agredido e não revidou.
Quem era Cuarassy Medeiros?
Cuarassy Medeiros Del Nery era um professor de capoeira de 39 anos que morava em Vitória, mas passava os meses de férias em Itaúnas, onde fazia trabalhos extras para complementar a renda. Ele era pai de dois filhos.