A disputa pela instalação da nova fábrica da montadora chinesa GWM no Brasil está se concentrando entre Espírito Santo e Paraná, com São Paulo e Santa Catarina já fora da corrida.
A informação vem de duas fontes com conhecimento do processo seletivo. Para garantir a confidencialidade, todos os envolvidos no processo de escolha assinaram termos de sigilo, uma exigência da própria GWM. Por isso, os detalhes sobre o andamento da negociação permanecem restritos. No entanto, alguns indícios sugerem que o Espírito Santo segue com uma posição forte na competição.
Entre agosto e setembro, executivos da GWM realizaram sobrevoos de helicóptero pela região de Aracruz para avaliar possíveis locais para a nova planta. Além disso, um grupo de diretores percorreu a área em dois carros (SUVs grandes). A cidade oferece atrativos como portos estratégicos, uma futura Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e grandes investimentos, como os da plataforma ParkLog.
A decisão final sobre a localização da nova fábrica deve ser tomada a partir de meados de 2026, de acordo com Ricardo Bastos, diretor de assuntos institucionais da GWM Brasil. A nova unidade se concentrará na produção de veículos de preços mais acessíveis, com o objetivo de aumentar a capacidade produtiva da marca e expandir sua presença no mercado brasileiro.
Atualmente, a GWM já opera sua primeira fábrica no Brasil, localizada em Iracemápolis, São Paulo, desde agosto. O investimento total da montadora chinesa no Brasil pode chegar a R$ 10 bilhões até 2032, e a segunda fábrica faz parte deste robusto plano de expansão.
Importação da GWM pelo Espírito Santo
Os veículos eletrificados da GWM chegam ao Brasil via os portos do Espírito Santo, onde são importados com o apoio da Comexport, a maior trading de comércio exterior do país, responsável por 70% das operações no estado. A empresa também movimenta maquinários e medicamentos, e para 2025 projeta um faturamento que pode ultrapassar os R$ 60 bilhões.
Segundo dados do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex), até o momento, a GWM já importou cerca de 13 mil veículos pelos portos do estado. Essa informação foi compartilhada durante reuniões e comunicados oficiais entre a montadora e o governo estadual. O Espírito Santo tem se destacado como a principal porta de entrada para os veículos da GWM no Brasil.




