Caminhão Autônomo começa a operar no Portocel em Aracruz

Tendência crescente em operações de diferentes segmentos, os veículos autônomos vêm ganhando espaço. Na Portocel, que vinha testando a tecnologia há pouco mais de um ano, o caminhão autônomo está entrando em operação, com uma rota homologada nas vias internas do terminal. Com a iniciativa, o porto localizado em Aracruz, norte do Espírito Santo, torna-se o primeiro a incorporar o autônomo na operação portuária em âmbito nacional.

O caminhão que se movimenta sozinho é resultado de um projeto que começou a ser idealizado em 2019, com o objetivo de utilizar a inovação tecnológica para transformar a logística portuária. A solução foi desenvolvida com a parceria da Portocel, Lume Robotics (startup capixaba especializada em mobilidade autônoma) e da VIX Logística (braço de logística do Grupo Águia Branca). Por enquanto, um caminhão autônomo está sendo utilizado para movimentar celulose nas vias internas da Portocel, mas já há um segundo em fase de operação assistida.

“Incluir o veículo autônomo na operação do porto reafirma a nossa estratégia focada na excelência operacional. Com as parcerias certas e o apoio dos nossos acionistas, desenvolvemos uma solução que é pioneira no setor portuário, aliando inovação e excelência operacional para elevar os padrões de segurança e eficiência em nosso terminal”, destaca o gerente executivo da Portocel, Alexandre Billot Mori.

Marco histórico

O diretor executivo da Lume Robotics, Rânik Guidolini, acentua que “a inovação estabelece um marco histórico na tecnologia de veículos autônomos, com a primeira operação efetiva de caminhões autônomos em ambientes portuários no Hemisfério Sul”. Ele acrescenta que o avanço posiciona o Brasil entre os poucos países que dominam essa tecnologia de ponta, um setor projetado para movimentar US$ 7 trilhões até 2050, de acordo com pesquisa da Strategy Analytics, consultoria especializada em tecnologia.

Na avaliação do diretor da VIX Logística, Elias Alves, 2025 ficará marcado como o ano dos veículos autônomos. “É uma tendência que vem crescendo ano a ano em diferentes segmentos de negócios. O projeto desenvolvido em parceria com a Portocel demonstra a viabilidade da solução, que é um marco para o setor portuário, principalmente no segmento de celulose”, finaliza.

Dos testes à operação

O caminhão autônomo é dotado de inteligência artificial e interligado a câmeras e sensores, sendo totalmente conduzido por sistema computacional. Conta com vários dispositivos de segurança, capazes de detectar e responder rapidamente caso identifique obstáculo em seu percurso. A tecnologia embarcada nos veículos abrange visão computacional, mapeamento, localização, planejamento de rotas, tomada de decisão, controle e central de operações.

Além de aprimorar a segurança e a eficiência operacional, a configuração autônoma oferece vantagens em relação a operações convencionais. Com um tempo de reação padrão de um décimo de segundo, o sistema autônomo supera a capacidade humana, essencial para lidar com eventos simultâneos em emergências.

Em 12 meses de testes nas áreas internas da Portocel, o autônomo percorreu quase 4.500 km, acumulando mais de 400 horas de movimentação assistida, com um condutor na cabine observando o desempenho. Foram realizados testes exaustivos considerando diferentes cenários operacionais, para avaliação dos parâmetros de segurança e eficiência do sistema, validando requisitos técnicos de segurança e de qualidade, inclusive em testes com carga.

A incorporação do caminhão autônomo na operação da Portocel é um passo importante para o futuro da logística portuária. É um reflexo de como a inovação está no centro da estratégia do terminal, que busca ser um hub para implementação de tecnologias que busquem impulsionar o segmento portuário.

Sobre Portocel

Em atividade há 46 anos no Espírito Santo, Portocel é reconhecida pela excelência operacional. O terminal capixaba é multimodal e dispõe de completa infraestrutura logística, instalações e equipamentos integrados a diferentes modalidades de transporte: importação e exportação, longo curso e cabotagem, movimentando celulose, cargas gerais, projetos e granéis, de acordo com as necessidades do mercado.

Localizado no município de Aracruz, o terminal faz parte da região de abrangência da Sudene e está conectado por malha rodoviária e ferroviária aos principais centros produtivos e de consumo do país. A partir de julho de 2024, a Portocel passou a atuar também no Porto de Santos (SP), como operador portuário do T32. A empresa de logística portuária é controlada pela Suzano e Cenibra, dois grandes players do setor de celulose e papel.