Neste sábado (12), o Cristo Redentor, símbolo da cidade do Rio de Janeiro, comemorou 93 anos de sua inauguração. As celebrações tiveram início com uma missa em ação de graças, presidida pelo arcebispo do Rio, cardeal Orani João Tempesta, às 9h. Em seguida, a Sociedade Amigos da Rua da Carioca e Adjacências (Sarca) organizou uma festa em homenagem ao monumento, que incluiu a distribuição de bolo aos visitantes. No período da tarde, missas foram realizadas às 15h e 17h.
O reitor do Santuário Cristo Redentor, Padre Omar Raposo, destacou a importância da celebração, enfatizando a “perspectiva universal da redenção, um Cristo para todos e por todos”, numa verdadeira demonstração de união e fé.
As comemorações não se limitam a sábado. No domingo (13), diversas atividades sociais serão realizadas, como a distribuição de brinquedos e livros infantis, como parte da campanha “Clássico é Brincar”, destinada a alegrar as crianças do Morro da Providência, na região central da cidade.
Na segunda-feira (14), a programação continua com a formatura de três turmas do projeto social Padaria Artesanal, às 10h, também no Santuário. O projeto, que já beneficiou jovens de diversas favelas do Rio, visa capacitar empreendedores em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão produtiva e a geração de emprego e renda. Com 30 alunos em cada turma, essa iniciativa reafirma o papel do Cristo Redentor não apenas como um ícone turístico, mas como um verdadeiro agente de transformação social.