A Federação dos Trabalhadores Agricultores e Agricultoras no Estado do Espírito Santo (FETAES) e os Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais tiveram as novas diretorias eleitas neste domingo (3). A eleição aconteceu de forma unificada pela Fetaes e os 36 sindicatos dos trabalhadores rurais em todo o Estado e elegeu as novas diretorias para o próximo quadriênio (2022-2025).
Julio Cezar Mendel foi reeleito presidente da Fetaes e vai assumir seu terceiro mandato consecutivo. Apesar de ter concorrido com chapa única, o resultado foi considerado positivo, diante da grande expressão de votos nas urnas.
A boa expressividade de votos também foi registrada no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão, que também concorreu ao pleito com chapa única. Foram 925 votantes sendo contabilizados 899 votos válidos, 23 nulos e três em branco.
Para o presidente reeleito, Wasley Darós Cesconeto, esse é o reconhecimento de um trabalho firme e determinado em defesa da agricultura familiar e o desenvolvimento regional.
“Tivemos um resultado bacana e agora vamos iniciar com a nova diretoria no próximo dia 1º de maio e vamos até o dia 31 de dezembro de 2025. O sindicato continua firme nas duas bases, em Nova Venécia e Vila Pavão, lutando sempre por políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável. Assim melhoramos a qualidade de vida do homem do campo, a receita financeira e a economia local. Vamos continuar com nossas importantes parcerias com as associações rurais e entidades ligadas com o meio rural”, disse Darós.