Grupo Imetame avança em negociações para novos terminais portuários em Aracruz

Foto: Imetame

O Grupo Imetame, responsável pela construção do porto de águas profundas em Barra do Riacho, em Aracruz, está intensificando as negociações para definir os operadores dos terminais de grãos, contêineres e líquidos. A empresa, que já confirmou a operação do terminal de carga geral, busca parcerias estratégicas para otimizar a utilização da infraestrutura portuária.

A inauguração do Porto da Imetame, inicialmente prevista para o segundo semestre de 2025, foi adiada para o primeiro semestre de 2026. A mudança no cronograma se deve à necessidade de obter as últimas aprovações de órgãos reguladores como a Antaq, SPU e Marinha. Mesmo com o adiamento, as obras estão dentro do previsto e o empreendimento segue avançando conforme o planejamento.

Com um investimento total próximo a R$ 3 bilhões, o Porto da Imetame terá, em sua primeira fase, capacidade para movimentar 300 mil contêineres por ano e um calado de 17 metros. A expansão do porto prevê um calado de 25 metros, o que permitirá a operação dos maiores navios do mundo e elevar a capacidade de movimentação de contêineres para 1 milhão por ano.