Para marcar a celebração do “Domingo da Palavra de Deus” neste ano jubilar recém-aberto, a Paróquia Nossa Senhora das Graças adquiriu 500 Bíblias Sagradas para distribuir entre os fiéis das 34 comunidades católicas do Município de Boa Esperança. “A intenção é fazer emergir a importância de continuar na vida diária a leitura, o aprofundamento e a oração com as Sagradas Escrituras”, explica Adriana Bonatto Merlo, coordenadora paroquial de Liturgia.
Os sorteios serão realizados no próximo dia 26, o Terceiro Domingo do Tempo Comum no ano litúrgico católico. O lema desta edição, a sexta desde a instituição, é um versículo do Salmo 119: “Espero na tua Palavra”. “O Santo Padre, o Papa Francisco, estabelece que o Terceiro Domingo do Tempo Comum seja dedicado a celebração, reflexão e divulgação da Palavra de Deus”, explica Adriana.
A celebração do chamado Dia da Palavra foi instituída em 2019, justamente na data em que se fazia a memória litúrgica de São Jerônimo, primeiro tradutor da Bíblia (do hebraico e do grego) para o latim, que afirmava que “a ignorância das Escrituras é a ignorância de Cristo”.
As Bíblias a serem sorteadas estão sendo custeadas pelas próprias comunidades. “Foram adquiridas Bíblias completas, ou seja, com o Antigo e o Novo Testamento, todas da mesma editora”, detalha Adriana.
De acordo com a coordenadora de Liturgia, na Paróquia Nossa Senhora das Graças, em que atuam os padres Orlando Uliana (pároco) e Deucy Corrêa (vigário paroquial), estão sendo desenvolvidas diversas atividades neste mês de janeiro, como “o aprofundamento da Carta Apostólica do Santo Papa no sentido de compreender mais profundamente a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja”.
Em Boa Esperança, no próximo domingo as celebrações e missas darão destaque especial à Palavra de Deus num dia solene. “Conforme o costume e o horário da celebração ou missa dominical, cada comunidade fará um café da manhã, ou um almoço, e ainda dedicará um tempo extra para aprofundamento da Palavra de Deus na vida do cristão”, complementa Adriana Bonatto Merlo. Em 2026, adianta o padre Deucy, a meta será distribuir 1.000 exemplares da Bíblia Sagrada.
No Vaticano
No Vaticano, o Papa Francisco presidirá a missa do VI Domingo da Palavra de Deus na Basílica de São Pedro, às 9h30 do horário italiano (5h30 do horário de Brasília), conforme informa o Vatican News. Lá, ao final da liturgia, será entregue o Evangelho de Lucas aos presentes “com a intenção, que já se tornou uma tradição, de divulgar a Palavra de Deus de forma tangível”.