sexta-feira, 14 agosto, 2026
Início Cidades Trânsito Ponte de Baixo Guandu terá sistema de “pare e siga” até sábado...

Ponte de Baixo Guandu terá sistema de “pare e siga” até sábado para reparos na BR-259

O sistema de “pare e siga” voltou a ser adotado na Ponte Fontenelle, no km 82 da BR-259, entre Colatina e Baixo Guandu, no Noroeste do Espírito Santo. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a medida é necessária para a realização de reparos nas juntas de dilatação da estrutura e permanecerá em vigor até sábado (15).

As intervenções começaram no dia 5 de agosto e devem ser concluídas até 20 de agosto, conforme o cronograma estabelecido pelo DNIT. Mesmo após o fim do sistema de “pare e siga”, previsto para sábado, os serviços na ponte continuarão até a conclusão dos reparos.

A necessidade de uma nova intervenção foi identificada após uma inspeção técnica realizada pelo DNIT. A ponte havia passado por meses de obras de recuperação emergencial, iniciadas em 2025 e concluídas no fim de junho deste ano.

O investimento do governo federal na recuperação da estrutura foi de aproximadamente R$ 100 milhões. Após a conclusão dos serviços, o DNIT identificou falhas nas juntas de dilatação e determinou que a empresa responsável refizesse parte do trabalho.

Segundo o superintendente regional do DNIT, Romeu Scheibe Neto, o custo dos reparos não será repassado aos cofres públicos.

“Nós acionamos a empresa contratada e ela teve que voltar a campo e refazer os serviços em que foram identificadas falhas. Esse refazimento é inteiramente sob as custas da empresa contratada, a administração pública não precisa pagar novamente pelo serviço”, explicou.

A Ponte Fontenelle é uma das principais ligações entre o Noroeste do Espírito Santo, o leste de Minas Gerais e os complexos portuários capixabas. A estrutura é considerada estratégica para o deslocamento de passageiros e para o escoamento da produção agrícola, mineral e industrial da região.