O Porto da Imetame, localizado no Norte do Espírito Santo, deu um passo significativo rumo à operação de contêineres em Aracruz. A empresa capixaba firmou um acordo com a Hanseatic Global Terminals (HGT), gigante holandesa do setor, para adquirir 50% das ações da Imetame Logística Porto (ILP).
O acordo estabelece a criação de uma joint venture que será responsável pelas operações do novo terminal de contêineres.
A colaboração entre as duas empresas visa o desenvolvimento e a operação do terminal de contêineres “Hanseatic Global Terminals Aracruz”. Quando concluído, o terminal será uma moderna instalação portuária voltada para transbordo e operações de importação/exportação.
Com previsão de início das operações até meados de 2028, o terminal contará com uma capacidade anual de aproximadamente 1,2 milhão de TEUs (unidade que corresponde a um contêiner de 20 pés).
O projeto inclui 750 metros de cais, além de equipamentos de manuseio de última geração. A profundidade inicial de operação será de 17 metros, ideal para a movimentação de grandes embarcações.




