Os Auditores Fiscais da Receita Estadual realizaram, na manhã dessa quarta-feira (14), uma operação especial de fiscalização no comércio lojista dos municípios de Linhares, São Mateus e da Grande Vitória.
Durante a operação, além de prestar orientações aos contribuintes, foi verificado o cumprimento das obrigações tributárias e a regularidade fiscal e cadastral dos estabelecimentos.
Algumas infrações foram detectadas pelos Auditores Fiscais, sendo a mais comum, encontrar máquinas de cartões de crédito e débito utilizadas nas lojas, porém registradas no CPF de sócios ou CNPJ de terceiros.
Esses equipamentos irregulares foram apreendidos pelo Fisco, pois possibilitam a sonegação tributária. Além da apreensão, os contribuintes irregulares serão autuados pela infração cometida.
“Ações de fiscalização como estas, são importantes para mostrar a presença do Fisco e lembrar que estamos atentos ao cumprimento da legislação tributária, visando combater à sonegação fiscal, coibir a concorrência desleal e valorizar, sobretudo, o bom contribuinte que paga regularmente seus impostos”, disse o Auditor Fiscal da Receita Estadual e Subgerente Fiscal da Região Nordeste, Orlando Anastácio, que esteve à frente da operação no norte do Estado.
Ao todo, cerca de 16 Auditores Fiscais participaram da operação, mais de 40 estabelecimentos varejistas foram fiscalizados e 10 equipamentos de cartões de crédito e débito apreendidos, o que vai gerar uma autuação de R$ 40.350,00, além de possíveis desdobramentos a partir das informações coletadas em campo pelo Fisco.