Na noite desta terça-feira (12), foi inaugurada a Imagem Iluminada de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Costa, em um dos pontos mais movimentados da cidade de Vila Velha, onde fica o Santuário da Padroeira do Espírito Santo. O acendimento da Imagem foi ao som de uma queima de fogos diante de uma multidão que presenciou o momento.
A Praça Encontro das Águas, em Jacaraípe, no munícipio da Serra, também ganhou uma santa iluminada. Esta é a primeira vez que parte da programação da festa será realizada na cidade serrana, que também fica na Região Metropolitana de Vitória.
A estrutura de cada Imagem Iluminada é metálica e tem 17 metros de altura, com cerca de 120 mil lâmpadas. O trabalho foi projetado pelo artista Mario Gallerani. A imagem de luz costuma atrair visitantes por sua beleza e representatividade da fé e devoção dos capixabas.
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, destacou que é a primeira vez que a Santa Iluminada é instalada na cidade.
Muitos fiéis estiveram no acendimento da Santa Iluminada em Vila Velha, aproveitaram para tirar muitos fotos e falaram sobre a expectativa para a festa deste ano, que volta a ser presencial após dois anos devido a Covid-19.
A Imagem Iluminada representa as súplicas dos fiéis durante a pandemia, pela vida daqueles que se foram e em agradecimento de recuperação dos que passaram pela doença.
As imagens iluminadas vão ficar iluminadas todas as noites até o fim da Festa da Penha, no dia 25 de abril. A festa se inicia no próximo domingo (17), e na sua edição de número 452 terá o tema “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.