Duas alunas da rede pública municipal de ensino de Linhares foram selecionadas pelo Programa Ponte para o Futuro para receber acompanhamento educacional do ensino fundamental à universidade. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria de Educação de Linhares, e o Instituto Ponte.
Núbia Braga de Souza, 9ª ano do ensino fundamental da Emef Roberto Calmon e Andressa de Jesus Barbosa, 2ª série do ensino médio da rede estadual CEEFMTI Bartouvino Costa, foram escolhidas após um longo processo seletivo feito em oito etapas.
Os estudantes selecionados pelo projeto têm oportunidades educacionais no contraturno escolar e em instituições parceiras. Participam de aulas de língua portuguesa, redação, matemática, desenvolvimento pessoal e hábitos de estudos. Recebem também acompanhamento pedagógico e psicológico, orientação sobre projeto de vida e carreira; projetos de enriquecimento (empreendedorismo, voluntariado, mentoria, iniciação científica e outros); curso de inglês em escolas de idiomas parceiras; visitas pedagógicas; encontros com os pais; lanche durante as aulas no Instituto, uniformes escolares e materiais didáticos, além da possibilidade de se tornarem bolsistas em escolas particulares parceiras.
A secretária municipal de Educação, Maria da Penha Valani Giuriato, disse que o Programa Ponte para o Futuro visa o desenvolvimento socioemocional e cognitivo do beneficiário. “Esse Instituto funciona em todo o país, apoiando estudantes que demonstram altas habilidades e/ou desejo em adquirir mais conhecimento para avançar na vida acadêmica. Por meio de parceria com empresas do Brasil inteiro, tem contribuído com os estudantes incentivando e promovendo seu desenvolvimento educacional e profissional a conquistar seus sonhos”, disse a secretária.
Ao todo, 29 alunos do ensino fundamental, anos finais, e ensino médio, participaram do projeto. O Instituto Ponte é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que oferece oportunidades educacionais e acesso a atividades de desenvolvimento dos aspectos acadêmicos e socioemocionais, do ensino fundamental à universidade.
Para saber mais sobre o Instituto Ponte.