Trinta e nove alunos de Nova Venécia e região concluíram cursos profissionalizantes e receberam certificados na noite desta terça-feira (22), se tornando aptos para ingressar no mercado de trabalho.
Eles se formaram nos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de motocicletas e NR10 (segurança em instalações e serviços com eletricidade), ofertados por meio do projeto de qualificação profissional, o CAPAZ Indústria de Base, contido no programa Empregar – ES, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Subtrab), em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, SINE e Prefeitura de Nova Venécia.
A solenidade de conclusão dos cursos aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, onde estiveram presentes, além dos formandos e familiares, o prefeito Lubiana Barrigueira; o presidente da Câmara Municipal de Nova Venécia, Victor Cremasco; o subsecretário de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Casteglione Dias; a diretora Escolar da unidade Senai, Alécia Maria; a diretora do Sine de Nova Venécia, Fernanda Batista de Sá; além de diversas autoridades locais.
Ouça a entrevista com o Prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira.
Ouça a entrevista com o subsecretário de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Casteglione Dias.
Necessidade de qualificação
Durante a solenidade, o prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, falou sobre a necessidade de qualificação profissional na região e afirmou que pretende trazer novas oportunidades para o município. “É clara a necessidade de mão de obra qualificada em diversas áreas e em vários municípios da nossa região. Já iniciamos algumas conversas junto ao Governo do Estado e outras entidades para trazermos de volta estruturas fixas onde pretendemos ofertar diversos cursos profissionalizantes e preparar mais pessoas para o mercado de trabalho, com formação técnica de qualidade. É uma das maneiras de oportunizarmos novos empregos e renda para as famílias”, disse o prefeito.
Ainda durante a cerimônia, o subsecretário de Estado do Trabalho e Emprego, Carlos Casteglione Dias, destacou a boa participação dos alunos em Nova Venécia. “Tivemos aqui um número considerável de alunos que iniciaram e permaneceram até o final dos cursos, considerando uma baixa desistência. Isso é muito importante e nos estimula a trazer novas oportunidades para cá. É isso que buscamos. Vamos analisar novas oportunidades conforme o município nos apresentar novas demandas”, encerrou Casteglione.
Oferta de cursos
Os cursos do Capaz ocorrem conforme demanda apresentada pelas prefeituras e o setor empresarial da indústria e visam suprir o déficit identificado pela Subtrab de mão de obra qualificada, nos setores da construção civil, metal mecânico, têxtil, móveis, elétrico e outros.


