domingo, 3 maio, 2026
Início Política Técnica de Enfermagem acusa Senador Magno Malta de agressão durante procedimento médico

Técnica de Enfermagem acusa Senador Magno Malta de agressão durante procedimento médico

Uma técnica de enfermagem acusou o senador Magno Malta (PL-ES) de agressão durante um procedimento realizado na quinta-feira (30), no hospital DF Star, em Brasília. Segundo relato registrado em boletim de ocorrência, o parlamentar teria dado um tapa no rosto da profissional e proferido ofensas.

Malta nega as acusações. Em nota, afirmou que reagiu a uma dor intensa causada por um erro no procedimento, mas sem agredir fisicamente a profissional. O senador está internado após um mal súbito e passou por exames de imagem, incluindo angiotomografia de tórax e coronárias.

De acordo com a técnica, de 27 anos, houve falha na bomba de contraste, o que causou extravasamento do líquido no braço do senador. Ela relatou que, ao tentar prestar assistência, foi surpreendida com um tapa no rosto, que chegou a entortar seus óculos. Após o episódio, disse ter deixado a sala e acionado outros profissionais de saúde, mas o atendimento teria sido recusado pelo parlamentar.

A profissional afirmou ainda que ficou com o rosto dolorido e vermelho, além de ter sido alvo de ofensas verbais. Ela declarou temer reencontrar o senador e afirmou haver testemunha do ocorrido.

Em sua defesa, Malta disse que sua reação foi consequência exclusiva do sofrimento físico, negando qualquer agressão ou intenção de ofender. Também afirmou que a denúncia teria sido feita como forma de a técnica se resguardar de um erro técnico, que, segundo ele, estaria registrado em sua evolução clínica.

O hospital DF Star informou que abriu apuração interna e está prestando suporte à funcionária. A unidade também declarou estar à disposição das autoridades para esclarecimentos.

No sábado (2), o senador registrou boletim de ocorrência, reiterando que não houve agressão e solicitando investigação do caso. Ele pediu a preservação das imagens de segurança, oitiva da equipe médica e realização de perícias.

A defesa de Malta avalia adotar medidas judiciais, incluindo pedido de indenização por danos morais e apresentação de notícia-crime por falsa comunicação de crime, além de possível representação da profissional no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal.

Magno Malta, de 68 anos, está em seu terceiro mandato como senador, tendo sido eleito em 2002, reeleito em 2010 e novamente eleito em 2022.